sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Dois jornalistas franceses detidos por chantagem

Os jornalistas franceses Eric Laurent e Catherina Graciet foram detidos nessa quinta (27), em Paris, pela Polícia francesa por tentativa de chantagem e extorsão contra o rei de Marrocos, Mohammed VI, depois de uma armadilha montada.
Segundo Eric Dupond-Moretti, advogado de Marrocos, Eric Laurent teria contactado o gabinete do Palácio real para anunciar a publicação de um livro comprometedor com a colaboração de Catherine Graciet. Ele teria dito que estaría disposto a abandonar o projeto em troca de três milhões de euros.

Depois da primeira reunião com o jornalista, o advogado decidiu entrar com uma queixa junto do procurador-geral de Paris. Diante disso, uma segunda reunião foi agendada e sob a supervisão da Polícia e do tribunal geral francês, a conversa foi gravada. Com o material em mãos foi possível abrir  inquérito judicial. Finalmente, nessa quinta (27), na terceira reunião, foi assinado um contrato no qual os dois jornalistas comprometem-se a renunciar ao seu projeto e foi-lhes dado um a de 80 adiantamento de mil euros. O advogado considera que os dois jornalistas devam ser julgados pelo seu ato que pode ter consequências geopolíticas importantes.

* Meu comentário sobre o fato: 

Sabe-se lá o que o rei de Marrocos teria feito de tão grave que pudesse ser chantageado a ponto de enviar seu advogado para uma reunião com dois jornalistas. Por outro lado, os dois jornalistas franceses não devem ter frequentado as aulas de ética, já que tentaram extorquir o rei. Além de tudo são dois burros. Pedem três milhões e aceitam mil de entrada.
Curiosidade: Alguém sabe com quem eu consigo uma cópia do rascunho desse livro?


(Fonte: Agência Angola Press - Foto - rei de Marrocos, Mohammed VI)

arquivo da agência

Nenhum comentário:

Postar um comentário